Game Office Network - Gonbrasil
Artigos

Por que começaram a aparecer tantos jogos de ‘click’ na Steam?

Se você é um usuário ativo na comunidade Steam como eu sou, sempre checando os lançamentos e novidades, você deve ter notado que de uns meses pra cá, começaram a aparecer jogos de um estilo fazendo sucesso na comunidade. Esses jogos ”clickers”, ”clique clique”, como preferirem chamar, ainda estão em pequeno número, mas para uma novidade em anos na Steam, eles já estão se espalhando, com mais jogos do mesmo estilo já aceitos pela greenlight para entrarem e futuramente será um modelo tão popular como Graphic Novel é hoje na Steam.

123123123 Existem apenas 5 jogos de clique-clique no momento na loja, mas 3 deles já estão entre os mais jogados da Steam. Passando títulos como Call of Duty, Dark Souls e, seu ultimo colocado destes 3, se iguala a The Witcher 3, o maior lançamento ano até agora. Antes da Steam Summer Sales, Clicker Heroes se encontrava entre os 5 mais jogados de TODA comunidade da Steam.

Agora, por que jogos tão simples, onde você nem usa seu teclado, conseguem tantos jogadores? Bom, isso é fácil. Jogos assim já eram sucessos em sites, afinal, muitos destes eram jogos de site antes de estarem na Steam. São jogos práticos, onde você monta seu padrão, upando seja o que for que o jogo use para upar e continua jogando, em um ciclo infinito. Não é exatamente um jogo, onde tudo o que você faz se repete, até que o jogo fica difícil e você tem que se esforçar mais, mas a praticidade, de ter um jogo funcionando enquanto você dorme, enquanto seu computador está ligado, pode ser um fato bastante viciante. Você sempre vai querer subir mais, mais e mais, e quando você não tiver mais para onde subir, basta reiniciar seu jogo com algum tipo de bônus que o jogo te dá por resets;

Agora, por que esses jogos vão ser cada vez mais presentes na Steam? Bom, 4 dos 5 atuais são free-to-play, onde você pode jogar sem pagar e a empresa sem receber nada. Ou será que será que são?

O jogo é muito jogado, mas não adianta nada se você não lucra nada. Então, existe um meio muito fácil e esperto de se aproveitar do vicio dos jogadores: Compras com dinheiro real que te beneficiam no jogo muito mais rápido do que ter de esperar vários dias jogando, clicando, controlando e calculando quem upar.

Afinal, para quem tem dinheiro e está realmente viciado no jogo, é bem mais fácil pagar uns 10 reais e adiantar sua vida em uns 3 dias do que realmente ficar 3 dias jogando.

Outro motivo pelo qual o estilo desse jogo vai estar mais na Steam, é sua simplicidade. Jogos de clique-clique não são difíceis de criar como outros títulos indies, e como são um dinheiro fácil, é o sonho de qualquer desenvolvedor de jogos que quer começar com um sucesso.

 

WarriorsOnPlatformMoved2Existem até jogos de clique-clique pagos, como é o caso de Tap Heroes (não é difícil criar um nome pra esses jogos também, né?),

O último lançamento de um jogo nesse estilo foi de Sakura Clicker, baseado na Graphic Novel Sakura Angels. E isso me fez perguntar, jogos de clique-clique são realmente ruins?

Eu nunca joguei Sakura Angels, mas gostei dessa abordagem de transformar personagens de um jogo nesse formato clicker e eu definitivamente iria jogar um clique-clique de um Borderlands Clicker ou Dark Clickers. Imagina só, ficar clicando nos inimigos do jogo, upando certas skills que existem no jogo, pode ser muito divertido.

A verdade final é que a Steam tem uma tonelada de jogos, e todo dia novos jogos vão saindo, uns agradam uns, outros agradam outros, outros são só ruins mesmo, mas isso não transforma Steam em uma plataforma ruim. Afinal, jogos novos não querem dizer necessariamente que os bons vão parar de vir.

Verifique todos os clique-cliques clicando aqui! (quantos cliques em uma frase). E confira os jogos mais jogados da Steam clicando aqui!

OBS 1: Apesar da matéria poder parecer negativa a jogos desse estilo, eu já gastei dinheiro com Adventure Capitalist e no momento estou viciado em Clicker Heroes. F*ck me.

OBS 2: Eu não só nesse post, mas sempre, menciono a Steam pelo feminino. Mesmo significando ‘vapor’, que usa pronome masculino, acho que Steam soa melhor em feminino, e pra mim sempre será assim independente da tradução da própria Steam.

 

Rian ''BlackDog''Duarte

Estudante de física, jogador casual e escritor com dislexia.

Comentários