Game Office Network - Gonbrasil
Artigos

Por que jogar MOBA

Não é novidade para nenhuma pessoa que MOBAs estão dominando o mundo atual de jogos onlines. Se você não sabe o porquê de jogos tão simples ultrapassarem MMORPG‘s de desadas de sucesso, ou FPS também com décadas de sucesso, aqui irei explicar, por que jogar MOBA.

Se você não sabe ainda o que é MOBA (multiplayer online battle arena), são um estilo de jogo online, de times, onde o objetivo é destruir as torres inimigas, enquanto protege as suas. Normalmente essas torres dão caminho para um tipo de ”torre final”, no Dota 2 Ancient, no League of Legends Nexus, que após destruído, a vitória é data para o time. Mas não vamos tratar sobre termos ou estilo do jogo, vamos falar do que importa: por que, eu, sem experiencia em MOBA, iria querer começar um?

0bY9MkW

Coisas que me interessei em um MOBA:

–  Trabalho em equipe: Eu estava acostumado a jogar muitos FPS online, como Counter Strike e Call Of Duty 4, e apesar desses jogos terem seus momentos de cooperação, principalmente CS, foi a primeira vez que vi que time é algo realmente importante. Diferente dos jogos casuais em FPS, você não pode sair e entrar qualquer momento da partida, você joga o jogo inteiro, e é isso. Cada partida importa, cada personagem importa, cada função do jogo importa. Você no começo pode até ter uns momentos onde o jogo se define a um jogador, mas, no futuro, quando estiver jogando com e contra um nível avançado de jogadores, você vai ver que em MOBA, sempre será times, e nunca um jogador, ou até mesmo bots, todo mundo tem uma importância e isso que faz um time.

– Falando em cada partida ter importância, outra coisa que me fez gostar de MOBA é o sistema do jogo funcionar. Em MMOs você sempre terá que estar ligado em eventos, upar em certos momentos, fazer quest, sempre uma corrida contra o tempo, caso contrário, você fica atrasado no jogo. Já em MOBA’s, isso não importa. Cada partida é cada partida, e, apesar de ser um estilo viciante de jogo, MOBA’s não precisam ser jogados sempre, você não precisa se comprometer tanto com o jogo como é o caso da maioria de MMORPG’s, o que da muito mais espaço para pessoas sem muito tempo para ficar cumprindo certos horários em eventos.

– Algo muito legal também é o ”social”. MOBAs são tratados como esportes, tem premiações de esportes e campeonatos. Então, como um esporte, você vai ter gente pra falar e discutir, o que é bem legal de se fazer, falar sobre estratégias com amigos, dicas e tudo.

 

Resumindo, em MOBA você vai encontrar valores esportivos bem elevados, mais do que qualquer outros jogos, e mesmo assim, não vai precisar deixar compromissos de lado para participar de eventos, não vai precisar gastar dinheiro para ficar melhor do que outro jogador. Eventualmente, você vai deixar compromissos de lado para jogar, mas por escolha própria e não do jogo, assim como vai gastar muito dinheiro, não para ficar mais forte, mas mais bonito, mas não ser obrigado a isso em um jogo já é uma vitória,

Eu jogo Dota 2 desde 2013, e foi de longe o jogo que mais me dediquei. Joguei pouco League of Legends, e menos ainda Heroes of the Storm, então não posso saber qual é o melhor para eu recomendar você jogar, então, escolha você mesmo. Todos jogos tem seus altos e baixos, mas não espere que vai ser fácil e que você vai pegar de primeira. Todos MOBAs são dificeis no começo, você vai ter de se acostumar com muitos itens, personagens, estratégias, posições no mapa e… enfim, vai ser muito trabalho. Mas a graça é aprender, e depois que aprender, transformar o jogo do jeito que você quiser. Não tenha medo de começar a jogar MOBA hoje, vai te proporcionar momentos felizes e diversão com amigos, seja dentro ou fora do jogo.

 

kishiwa_commission__dota_sven_and_juggernaut_by_lissyfishy-d635hw7

Rian ''BlackDog''Duarte

Estudante de física, jogador casual e escritor com dislexia.

Comentários