Game Office Network - Gonbrasil
Notícias Reviews

Jogamos: Galak-Z: The Dimensional

Galak-Z: The Dimensional é um shooter de ficção científica  em 2D  com elementos Roguelike, desenvolvido pela 17-bit Studios, onde cada fase tem seus mapas gerados aleatoriamente​,​ assim como o Spawn de inimigos. Para Jake Kazdal​, ​CEO da 17-bit, Galak-Z é o combate de Halo e Far Cry 3 evoluídos em um universo bidimensional. Com influência pesada dos animés, especialmente Macross, conhecido no Brasil como Robotech​;​ o jogo foi lançado no Japão como Uchuu Senshi Galak-Z, traduzido literalmente como Soldado Espacial Galak-Z.​ O game ​foi lançado para Playstation 4 e posteriormente no PC (​versão que usamos para esta análise). O lançamento ocorreu ​com ​uma ​recepção muito positiva dos usuários​,​ provocando ​reações apaixonadas em quem começa a jogar, especialmente por usar e abusar dos aspectos visuais, trilha sonora e ter ​um roteirista para cada fase​ do jogo, tornando a experiência d​e jogabilidade​ainda mais única.

4lDgy2GXBig1RaEQ67aeMEgHx6cnrXBliyoSUlKZRcg,Lzdyq6Yl66q1oqcEx0sl9t76lk--AfpMqxMnvHqLoqo

História e Gameplay

Voltando um pouco ao jogo, em GalakZ: The Dimensional o objetivo é resgatar o Almirante Akamoto, descendente do General Akamoto do jogo Skulls of the Shogun que também é da 17-bit. Você joga com  A-Tak pilotando a Nave/MECH e Beam sua operadora/Navegadora coordenará suas missões remotamente , proporcionando às vezes bons diálogos, mas nada “especial”.  Com uma influência forte de shooters 2d como: Gradius, R-Type e Solar Jetman​; ​um jogo um pouco obscuro do NES ​(​que recomendo extremamente​)​ e obviamente Asteroids. GalakZ chegou ao PC sem pretensão nenhuma, e confesso que o jogo já tinha me ganhado com sua estética extremamente simples e ao mesmo tempo criativa. Os comandos do jogo são simples, atirar, acelerar, esquivar, virar um MECH (melhor parte). Com vários upgrades que você pode achar durante o jogo, comprar ou cair dos inimigos, por causa de seus elementos roguelike cada partida é uma nova experiência já que não existe “Continue”​ e ​nem save. O jogador vai encarar a morte permanente e terá que começar tudo de novo, o que é ótimo e ao mesmo tempo da raiva em alguns momentos.

comandosnav

Esses elementos quando misturados em um jogo são extremamente viciantes, difíceis e ao mesmo tempo recompensador. Cada fase vencida, cada upgrade conquistado e cada temporada finalizada, fazem de GalakZ: The Dimensional um dos melhores títulos do seu gênero nos últimos anos, até porque não me lembro do último shooter 2d bom em que eu possa transformar minha nave em robô gigante em anos.

comandosmech

O sistema do jogo é simples, você precisa completar cada temporada para poder avançar no jogo. E para quem é mais antigo, o sistema de temporada, season, é o mesmo que os antigos estágios que você precisa vencer nos jogos da era 8 e 16 bits.

GALAKZ_reflect_at_bulldog

Com inimigos variados, desde insetos tecno-orgânicos a terrível frota de Naves dos Piratas do Vazio e o aterrorizante Império, que sequestrou o Almirante Akamoto,  o design de fases é elegante e bem desafiador. Trazendo a certeza de que se você é fã de tiroteios espaciais e robôs gigantes, ou  Gundam, você vai perder muitas horas de diversão e ódio neste jogo.

 

O veredito

Apesar de ser um ótimo jogo, GalakZ: The Dimensional não é um jogo para qualquer um. Não posso considera-lo fácil, e muito menos difícil, porém é um daqueles jogos que depois de dominar suas mecânicas a diversão é garantida. Uma das maiores dificuldades, pelo menos para mim, foi controlar a nave/Mech perfeitamente, isso é uma das coisas que torna o jogo ainda mais recompensador, crescer junto com a história e com sua habilidade.

juking_sentinel
Tudo em GalakZ é fruto da sua habilidade e controle, dominando isso o jogo vai fluir muito bem e você finalmente vai poder conseguir salvar o Almirante Akamoto das garras do Império, não sem passar por muitos Piratas e Insetos antes.

Custando aproxi​ma​damente 40 reais, e com o final de ano chegando, recomendo que aguarde as promoções de fim de ano do Steam para adquiri-lo caso tenha jogos na fila. Porém,​ se você ama o estilo de jogos assim, não pense duas vezes​, tenho certeza que você não vai se arrepender e que ​vai valer cada centavo gasto nesta obra de arte​;​que não só homenageia os jogos do gênero como recria em um universo à parte, toda atmosfera do que um shooter deve ser e principalmente:Jogos deste estilo não morreram, GalakZ: The Dimensional é a prova disso, merece um lugar de destaque na sua biblioteca.

GALAKZ_ship_to_mech

Rafael "Scarface" Luerce

PC Gamer desde a adolescência, vindo de uma geração onde quem jogava Diablo e Planescape: Torment era feliz.

Comentários