Game Office Network - Gonbrasil
Artigos Notícias PC

Valve trama algo misterioso na Promoção Polar

 

Parte 1: O começo

Senta, que lá vem história, e fazia tempo que não víamos um ARG legal desde o do Binding of Isaac: Rebirth , mas duvido que esse vá envolver algo como escavar um boneco do chão, mas quem sabe, alguma coisa nova vindo direto da amada Valve?

Pra começar, uma pessoa descobriu que se você ir em qualquer página de qualquer jogo na Steam pelo seu browser e digitar ”search” (sem aspas) e apertar enter você receberá um prompt pedindo uma senha.

O prompt vem de um script em java, então tenha ele atualizado.

dyZRKM3

 

 

 

 

 

 

 

 

Qual a senha, BlackDog?” você (talvez) esteja perguntando. Bom, antes de revelar a senha, vale lembrar que a Valve liberou uma história em quadrinhos com a Promoção Polar/Winter Sale que é bem legalzinho e tal.

Originalmente, essa história em quadrinhos vinha no começo com um código em barra que era bem parecido (mas não exatamente igual) ao código de barra da cabeça do nosso careca favorito, o Agente 47 de Hitman.

Agora, as coisas começam a ficar estranhas:  se você entra o código na página do jogo do Hitman: Codename 47 você recebe outro código (4f21ca7) que se colocar no final do URL da página da história de quadrinhos da Promoção Polar, você vem parar nesse site aqui

O site automaticamente vai fazer você baixar um áudio em formato .wav que diz a seguinte frase:

I was on the right track. I could feel it. Tomorrow, I was going to search again.”

Traduzido:

Eu estava na pista certa. Eu posso sentir. Amanhã, eu iria procurar de novo.”

Por enquanto, é só. Mas vale lembrar que isso está valendo desde o dia 24 e fomos começar a descobrir só agora, então muito ainda pode estar por vi. Que o mistério seja resolvido logo e podemos finalmente saber o que a Valve esconde na Promoção Polar!

Obrigado a PC GAMER pela matéria e a galerinha do Reddit atualizando tudo o que acontece e descobrem.

____________________________________________________________________________________________

2- A insígnia escondida (Não funciona mais)

1- Vá até esse jogo na loja pelo Chrome – Se der certo você abriu a página do jogo Ikaruga

2-No campo de busca digite: Search – como na imagem abaixo, aperte enter.

xp100como

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3- Se até aqui você fez certo vai abrir um campo de busca que nem esse (precisa ter java):

dyZRKM3

 

 

 

 

 

 

 

 

4-Digite: “1v7531” no espaço da imagem acima – Pronto você adquiriu a insígnia da Winter Sale e mais 100xp na sua conta Steam

Edit: Não funciona mais desde o final das promoções no dia 04/01

 

3- A LAMBDA ESCONDIDA

Um usuário no Reddit descobriu que em um dos Backgrounds fornecidos por criar a insígnia da Promoção Polar, você pode encontrar uma Lambda, lembrando muito o símbolo clássico do jogo Half-Life. Poderia isso ser algo sobre o jogo?

OBS: Você precisa baixar a imagem de forma correta e diminuir os níveis dela para poder ver o símbolo

steamsaleargjan1-865x405

 

4- O SIGNIFICADO DE 1V7531

Lembram da senha que foi descoberta pra você poder ganhar a insígnia deste ARG? Bom, ele tem um significado bem interessante,

Ao colocar em uma calculadora o 7531, ela fica assim:

1476_889217131199590_5267426695078522534_n

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bem parecido com os pixeis do logo da lambda encontrado, não é? Mas isso não é tudo. Apesar do 1v estar de fora, as especulações do significado destes números é outra. Colocando em um pad com letras e números conseguimos a seguinte palavra: AVGECA, veja imagem abaixo para entender melhor.

Mas o que significaria AVGECA? Bom, segundo o site de significados whatstandsfor AVGECA significa o seguinte:

Edit: 02/01 – 21:00

AVGECAimage2 (1)

5- FIM DO SONHO DE UM HALF LIFE 3?

Um print de um suposto e-mail de Marc Laidlaw (escritor da série Half-Life) estava circulando por aí, respondendo perguntas sobre este ARG:

Isso não parece nada para mim, nem deveria.

Eu perguntei por aí por que eu não sabia nada sobre isso, e as pessoas estavam me perguntando. É apenas relacionado à Promoção Polar, até onde eu sei. Não é um jeito de anunciar um jogo novo.

Acontece que o e-mail é verídico e Marc Laidlaw ou mentiou ou esse ARG todo está relacionado apenas as promoção e não a um jogo novo, muito menos Half-Life 3.

Mas, quem sabe, isso pode ser parte do ARG?

6- NOVO (NÃO-TÃO-NOVO) ARQUIVO DE ÁUDIO

Edit: 03/01 – 1:00

Agora foi descoberto no Reddit um novo áudio .wav.

Pra chegar no áudio você precisava colocar no final do link da história em quadrinhos o antigo código ”794E2CEA991” com um F no final. O Código apareceu em uma carta da promoção, a 6ª carta. Como F é o sexto número do alfabeto, chegamos a este link:

http://store.steampowered.com/wintercomic/794E2CEA991F

Clicando aqui a Steam vai baixar automaticamente um áudio que forma um anagrama, que infelizmente é de uma pista que já passaram, que é o anagrama de ”Bullet Hell”. Então isso não deve trazer tanto progresso pra busca.

7- EMPREGADO DA VALVE TWEETA ALGO SUSPEITO

Edit: 03/01 – 1:05

Chet Faliszek, um empregado da Valve tweetou algo sobre a CES, um tipo de evento de hardware que vai ter a presença da Valve nos dias 6 e 9 de janeiro. Apesar de ser um evento de hardware e não de anuncio de jogo, tire sua conclusão disso:

 

Traduzindo: Ano passado na CES nós ficamos só quietos conhecendo gente e olhando algumas coisas enquanto mantínhamos o nosso segredo. Esse ano vai ser um pouco diferente.

8- Código Morse

Edit: 03/01 – 15:23

O usuário DaviDevil estavá analisando uma pista antiga da última página da história em quadrinhos onde você vê um padrão de lampadas. Algumas quebradas, algumas inteiras. DaviDevil resolveu então colocar um ”.” para as lampadas inteiras e um ”-” para as quebradas.

vwyMILJ

Passando para o código morse (que trabalha com pontos e traços) fica assim:

Primeiro painel: -…–.-

-.. = D
.- = A
- = T
.- = A

= DATA

Segundo painel: -..–.

- = T
.. = I
-- = M
. = E

= TIME

Terceiro painel: …..

.. = I
...= S

= IS

 

Juntando tudo temos então ”Time is Data” ou ”Data is Time”. Se é apenas uma (grande coincidência) ou se foi feito para ser lido em morse mesmo, só saberemos mais a frente desse ARG.

9- MAPA DO ÁRTICO COM PISTAS

Edit: 04/01 15:15

images.akamai.steamusercontent

Um usuário do reddit usou o mapa que se encontra na história em quadrinhos para uma comparação do mapa do ártico na vida real e chegou a estes resultados.

OBS: Mapa 1 é o da história, Mapa 2 é o que ela se baseou e o mapa grande é o múndi.

Todas estas áreas marcadas na história em quadrinhos levam á instalações de pesquisas na vida real, marcadas em verde. Seguem os nome de cada uma delas:

– Toolik/ Barrow
– Resolute Bay/Axel Heiberg Island
– Whapmagoostui-Kuujjuarapik
– Sermilik
– Myvatn
– Ny(New)-Alesund/Hornsund
– Willem Barentz
– Samoylov

OBS: Para quem não sabe, Half-Life 3 (Episode 3?) teria a presença de um navio chamado Borealis, que estaria no ártico depois de ter sido roubado da Aperture, que é fortemente presente também no jogo Portal.

10- Chell no trailer da CES 2016 (provavelmente não relacionado)

Para quem não sabe, a Valve vai estar participando de uma conferência de hardware, que já mencionamos aqui, entre os dias 6 e 9 de janeiro. A HTC Vive então resolveu divulgar um vídeo do evento, que tinha uma mulher vestida igual a Chell (protagonista da série Portal).

Isso pode, e é mais provável que seja, apenas uma homenagem e nada algo realmente relacionado. Mas vale a menção aqui

cvxxcvcvx

 

11- Perdemos uma pista

Infelizmente, uma pista foi descartada cedo demais.

Durante a promoção polar, poucos no reddit chegaram a conclusão de que uma mensão da história, que trazia a frase ”the blitzen incident” seria relevante. Pesquisando na loja da Steam esse termo, chegavamos ao jogo The Grim Fandango.

Logo ela foi ”desmentida”, falaram que era algo irrelevante por n motivos. Acontece que agora, com o fim da promoção polar (e o sumiço de várias pistas, se não do ARG) pesquisar pelo termo não te leva mais a The Grim Fandango, ou à qualquer outro jogo.

Isso quer dizer que algo mudou, e mudou no período relevante para quando as promoções acabaram. Se você voltar à parte 8 dessa postagem, você vai se lembrar dos códigos morse para ”data”, ”time” e ”is”.

Já estão supondo que o certo seja ”time is data” (tempo são dados). Perdemos tempo, então perdemos dados.

12 – Fim do ARG? O peixe troll

200px-Red-herring

Vocês se lembram do peixe vermelho da parte 2? Bom, ele significa mais do que você imagina, e infelizmente, não do que você queria.

Acontece que o peixe vermelho (red herring) é o símbolo dos falsos ARG e easter eggs por todo o mundo. Isso já aconteceu antes com 1…2…3…Kick it! Bit.Trip.Beat, Minecraft, Amnesia e até mesmo Portal.

O do Bit.Trip.Beat ainda trazia uma anagrama para ”você foi trollado”.

 

Então, era tudo uma brincadeira de muito mal gosto da Valve?

Fonte: Wiki Valve do Red Hiring 

13- Gabe Newell não sabia de nada

Com a notícia de cima, vai mais uma para destruir o resto de esperanças.

Gabe Newell, o chefe da Valve e Steam, não estava ciente que um ARG estava acontecendo até receber vários e-mails e perguntar lá dentro da Valve do que se tratava. Aparentemente ele andou ocupado com a CES (evento de hardware, que pelo visto, só terá hardware mesmo)

21tvGHT

 

A resposta do Gabe é curta: ”Olá Ryan. Eu perguntei por ai um pouco, já que eu estava ocupado me preparando pra CES e eu posso dizer que isso está relacionado á história em quadrinhos, e não algum software.

________________________________________________________________________________________________

Apesar de não ter sido respondido de um Half-Life 3, Gabe Newell deixou claro que ele não estava envolvido nisso, e nem sabia. Obviamente não iriam lançar um ARG do jogo sem seu consentimento, ele até mesmo participou do ARG de Portal 2.

As chances são disso ter sido uma brincadeira criada só pra comic que chegou longe demais. Mas, quem sabe Gaben não vê onde levamos isso e nos dá algo em troca? 🙂

Edit: 06/01 – 10:00

 

 

 

Rian ''BlackDog''Duarte

Estudante de física, jogador casual e escritor com dislexia.

Comentários