Game Office Network - Gonbrasil
Notícias

Orangotangos estão utilizando o Kinect em projeto curioso da Microsoft

A Microsoft anunciou que está fazendo pesquisa que estuda o comportamento dos orangotangos quando usam o Xbox Kinect. Pesquisadores da Microsoft em parceria com o Zoológico da Universidade de Melbourne na Austrália  começam a  pesquisar como os orangotangos aprendem, interagem com a tecnologia e fazem escolhas sociais.

O projeto de pesquisa é pioneiro no mundo, inspirado pela pesquisa anterior do instituto,  que observava como os orangotangos interagiam com Tablets e computadores touchscreen. Entretanto, o hardware tinha limitações físicas e logísticas dificultando a operação dos mesmos pelos animais. O início da pesquisa será este mês, os orangotangos poderão interagir com a tela projetada do Kinect como se fosse uma tela touchscreen, sem a necessidade de peças físicas nas suas celas.

Orang-utans-Feb-2016_5

Os resultados iniciais foram de um orangotango de 12 anos chamado Malu e foi positivo. Ele acabou reagindo a projeção de um ponto vermelho no chão,  Malu se aproximou e deu um beijo naquele ponto vermelho, logo após o ponto reapareceu em outro lugar e Malu o beijou de novo.

O objetivo do projeto é criar novas formas de simulação para os primatas, dando para eles a habilidade de ter iniciativa para se divertirem enquanto são estimulados a resolver algum problema. Atualmente o Zoológico de Melboune oferece uma grande variedade de atividades digitais e não-digitais para encorajar atitudes positivas e naturais nos orangotangos, tais como: se alimentar, explorar, procurar e é claro brincar/jogar.

Os pesquisadores também estão desenvolvendo jogos, aplicativos de pintura e galerias especificamente desenvolvida para orangotangos, a projeção dessa interface significa que os animais vão poder usar seus corpos para ativar aquele espaço virtual e se espera-se que no futuro os orangotangos possam interagir com os visitantes do Zoológico atrás dos games.

 

 

 

 

Rafael "Scarface" Luerce

PC Gamer desde a adolescência, vindo de uma geração onde quem jogava Diablo e Planescape: Torment era feliz.

Comentários