Game Office Network - Gonbrasil
Análises

Jogamos: Astroneer

O ano de 2016 pode ter sido ruim por vários aspectos, e alguns deles relacionados à jogos prometidos para o ano. Mas, se você andou se decepcionando com jogos indies que prometiam mundos exploráveis, diversão por centenas de horas e poder jogar online, não se preocupe! Tivemos isso sim em 2016, e o nome do jogo responsável por isso é: Astroneer.

Astroneer é um jogo indie desenvolvido e publicado pela System Era Softworks lançado no Xbox One e no PC (Steam e Windows Store) que tem como ideia a exploração de mundos gerados de forma procedural com um sistema de crafting avançado, descoberta de itens e segredos. Além de tudo o jogo pode ser jogado com até 3 outros jogadores (quatro, contando você) com entrada e saída livre de partidas. O jogo está atualmente em Acesso Antecipado, custando R$ 41,95 e com mais de 90% de aprovação dos usuários na loja Steam.

20161223003347_1

O mundo (ou melhor, os infinitos mundos) de Astroneer não trazem nada de tão novo para o mundo dos jogos. Lugares que podem ser deformados a vontade do jogador, com itens e suas propriedades você já encontrava em jogos como Minecraft, Lego Worlds e até mesmo No Man’s Sky. O que deixa os mundos de Astroneer mais interessantes do que a maioria dos jogos citados (talvez não tão diferente de Minecraft) é a facilidade para você explorar logo de inicio e conseguir progredir bem no jogo sem se matar tanto com as mecânicas novas do jogo. O jogo tem um clima, trilha sonora, e até iluminação bem calmas. Um gameplay mais hardcore não só não combinaria como poderia dividir o seu publico muito.

Mas não se engane: os planetas de Astroneer apresentam várias dificuldades. Além da óbvia falta de oxigênio (você não conseguirá respirar sem tubos) você irá encontrar plantas venenosas em cavernas e tempestades que dependendo de onde você estiver podem até te matar. A morte no Astroneer funciona com os a dos jogos do mesmo estilo: deixando seus itens no local onde morreu até que você volte para busca-los, se conseguir voltar.

Mas mesmo assim, Astroneer consegue deixar tudo com a sua casa: a falta de oxigênio, por mais que seja um problema quando você notar de primeira, pode ser contornado rapidamente. Com materiais comuns que você consegue extraindo com sua arma de deformação e coleta, você poderá criar tubos de que conectam oxigênio para você ir explorar longe, bem longe! Além disso, os tubos servem como iluminação e guias caso você se perca ao retornar para a base ou tentando ir de novo em um local especifico.

g2

Outra coisa que Astroneer não peca e muitos outros jogos pecam é a sua base e o crafting: Existem várias coisas para se construir mas o jogo não tem um objetivo para ser cumprido logo de cara, então leve seu tempo para explorar. Conforme você descobre novos materiais, esquenta outros para a criação de ainda mais novos materiais, você vai crescendo a sua base. Conforme a sua base cresce você cresce também. Logo no jogo você estará explorando o planeta com um carro movido a energia solar.

Falando em energia, o controle de energia do jogo tem um equilíbrio perfeito que até me deixa preocupado. O jogo está em acesso antecipado, e é possível (mas difícil) que mudando uma coisa ou outra tirem, não só do controle de energia mas de outras coisas, a perfeição em aspectos que tornam Astroneer um jogo tão divertido. Lembre-se de fabricar vários painéis solares para qualquer tipo de máquina, inclusive sua mochila e seu carro!

A descoberta de itens não estudados também ampliam o valor de exploração e sobem o número de coisas que você vai poder fabricar ou construir na sua base principal. Eu até achei um easter egg no meio desse infinito todo!

123123

Astroneer conseguiu o que poucos jogos de exploração atualmente conseguiram: misturar cenários bonitos, gameplay e mecânicas novas em um universo original e uma ideia ambiciosa.

Jogando sozinho o jogo pode parecer vazio, ao menos, depois de algumas dezenas de horas, mas se você tiver um amigo a diversão vai ser definitivamente dobrada. O ano conseguiu fechar e nos surpreender com mais um jogo de exploração em planetas gerados de forma procedural e que dessa vez realmente nos impressiona por sua qualidade.

O jogo, apesar da loja Steam não mostrar, vem com legendas em português-BR. Fique ligado para atualizações no nosso site quando o jogo for melhorando e quando sair do Acesso Antecipado.

astroneer

SE VOCÊ JÁ JOGOU, DÊ UMA NOTA DEPOIS DA SESSÃO DE COMENTÁRIOS AQUI!


Rian ''BlackDog''Duarte

Estudante de física, jogador casual e escritor com dislexia.

Comentários