Game Office Network - Gonbrasil
Artigos Opinião

Como jogar jogos de terror sendo um medroso

Você tem costumes de amar vários jogos, independente de seu estilo? Se acostumou a brigar com pedregulhos em Resident Evil e não sabe como lidar com o retorno aos jogos de terror? Quer aproveitar uma boa história e jogabilidade mas está com muito medo? Tudo bem, nós podemos ajudar!  

Se você é um ávido jogador e que explora vários estilos de jogos, de vez em quando você pode cair na vontade de jogar um jogo classificado como terror, independente de suas sub-classificações (FPS, Point-and-Click, etc) ou se de fato é um jogo de terror, mas algo que te assuste. Se você for um cagão medroso, como eu, você vai encontrar uma barreira terrível que vai te impedir de experimentar vários títulos, como por exemplo o novo Resident Evil 7, apenas por ter medo.

Para que você não caia na onda do medo e no máximo jogue pelo Youtube, vamos tentar ajudar você com algumas dicas que funcionaram comigo para jogar aquele jogo de terror:

#1 – Seja ruim

dark_souls_you_died

Eu vou começar com a dica mais estranha e a que mais funcionou comigo primeiro: Seja um jogador ruim.

Começou com Bloodborne, que apesar de não ser um jogo de terror e apesar de já ter um histórico gigante com Dark Souls, as primeiras horas em Yharnam foram bem apavorantes: sustos, castelos góticos, escuridão e morte. Este último me ajudou muito, já que, a frustração de morrer várias e várias vezes transformou todo o meu pavor em puro ódio. Substituir o medo por outra sensação ruim funciona sempre.

Algo parecido aconteceu com Alien: Isolation, onde o fator do medo está no Alien (apesar dele não ser o único inimigo do jogo). Os momentos de fuga do Alien foram um terror total, sem saber como ele se comportava, pra onde ele iria, e eu quase optei por desistir do jogo, algo que não fiz pois paguei caro por ele. Até que então chegou uma área de quarentena sem escapatória do Alien, sem saber muito o que fazer, confinado com o Alien, eu morri diversas vezes. Morrer várias vezes para o único inimigo do jogo que é o fator de medo me deixou acostumado com as mortes e as ”surpresas” dele, tornando o resto do jogo muito mais tranquilo de seguir em frente.

Por isso, seja ruim! Se acostume a morrer que você se acostuma com o seu medo.

#2 – Mude a iluminação do jogo

A não ser que você esteja com medo jogando Hello Kitty and Sanrio Friends Racing, o jogo que você estiver jogando é escuro. Por sorte, independente da sua plataforma, o seu jogo (deve) vai ter a opção de mudar o brilho, algo que facilita vários jogadores em diferentes monitores pelo mundo todo. Por mais que essa opção seja para isso e não para facilitar as nossas vidas de medrosos, os resultados são ótimos!

Clique em ‘Next” para ver esta comparação de imagens do mesmo local em Resident Evil 7:

Baita diferença, né?

#3 – Jogue de dia

Se você está lendo isso e quer perder o seu medo total e ter a imersão que o jogo quis te trazer, ainda não sabemos como te ajudar, tente um psicólogo. Mas se você quer ter a experiência parcial do jogo, que inclui a história e o gameplay, continuamos a ajudar ao estragar todo o terror do jogo: Jogue de dia.

Melhor do que ter a iluminação do jogo escuro lá em cima, é o reflexo do sol batendo na sua tela. Se óculos de realidade virtual servem para te dar imersão com um ambiente, diminuindo sua visão do mundo para a visão que o jogo impõe, um contraste da realidade escura do jogo com um dia ensolarado vai te fazer ficar com os pés no chão sempre ao entrar em uma sala sem luz e ser perseguido por um monstro em corredores apertados.

Funcionou comigo e com o editor do site da Kotaku também:

 

#4 – Abaixe o volume, escute outra coisa

Se a ajuda visual não foi suficiente para você, talvez seja a hora de você abaixar o volume do jogo e seguir em frente.

Ao colocar músicas que você conhece ou animadas você vai estar acabando com 50% do pavor que qualquer jogo de terror tenta te trazer, e isso é recomendado apenas em casos bem graves de medo e vontade de jogar, afinal, por mais que estejamos procurando formas de burlar o medo de um jogo que é supostamente para te causar medo, não vamos exagerar.

Isso ajudou de leve também os momentos de paz em Spooky’s Jump Scare Mansion

Não se esqueça também que ouvir o perigo do jogo se aproximando irá te ajudar, por mais assustador que seja. Mas, se você estiver tentando seguir o #1, vá em frente.

É mais recomendável, caso você queira ainda ouvir a música assustadora e os inimigos do jogo, conversar com alguém, seja na sua casa, via Skype ou no nosso Discord.

6jZT30T

Se nada disso te ajudar, não tem problema. Jogos de terror não são os únicos no mercado e se você realmente se importar pela história de um jogo ou é só curiosidade, você consegue matar isso no Youtube ou assistindo algum amigo jogar, mas eu espero que alguma dessas dicas seja útil para você!

Boa sorte e bons sustos!

CURTA NOSSA PÁGINA

ENTRE NO NOSSO GRUPO

PARTICIPE DO NOSSO DISCORD

 

Rian ''BlackDog''Duarte

Estudante de física, jogador casual e escritor com dislexia.

Comentários