Game Office Network - Gonbrasil
Análises

Jogamos – Styx: Shards of Darkness

Silencioso e mortal!

Styx: Shards of Darkness é a sequência de Styx: Master of Shadows (2014), que foi desenvolvido pela Cyanide Studio e distribuído pela Focus Home Interactive, o jogo é totalmente focado na furtividade com uma grande variedade de formas para ser jogado.

Em uma terra de homens, goblins são odiados pela humanidade, assim é criado uma equipe com foco em extermínio de goblins, chamada de C.A.R.N.A.G.E, os goblins lutam pela sua ”liberdade” de viver, porém maioria deles são seres irracionais que agem apenas pelo instinto, isso não vale para Styx, um dos poucos goblins que consegue racionar e matar outros humanos.

Mas o que mantém Styx vivo muitas das vezes, é a corrupção entre os membros da C.A.R.N.A.G.E, onde eles fazem diversos contratos com Styx por conta de sua grande habilidade furtiva.

ss_4db72da35f275a916749832f21fd607341e8b76d

Como dito antes, o jogo é focado totalmente na furtividade e transformando o combate direto algo quase impossível, quando se bate de frente com um inimigo pode-se tentar da um contra-ataque ou fugir e evitar o combate (que é o mais recomendado). O fato de ser um jogo furtivo, faz com que exista pequenos detalhes no mapa que podem tanto te ajudar quanto atrapalhar, um exemplo são os objetos com física que quando o jogador encosta em um desses objetos o barulho pode atrair inimigo, já algo que favorece são os sinos, lustres, barris e até mesmo a comida e água que os personagens consomem, onde você pode sabotar vários destes objetos.

Os inimigos possuem um radar de visão e som, que é visto como um círculo em cima de sua cabeça, qualquer som emitido por Styx que esteja perto no inimigo, pode acabar atraindo ele. É possível jogar objetos de distração também. E caso um inimigo veja Styx, ele pode alertar outros inimigos usando o sino (que pode ser sabotado).

Inicialmente, Styx conta com duas habilidades: ficar invisível e criar clones. Essas habilidades podem ser melhoradas no seu esconderijo ou também podem ser desbloqueadas novas habilidades, mas não são só essas habilidades que podem ser melhoradas, Styx pode ganhar diversas habilidades passivas com os pontos que são ganhos nas missões. As habilidades ativas gastam de uma barra de energia que só posse ser recuperada com poções.

Além das habilidades é possível usar equipamentos que favorecem o jogo, porém esses equipamentos são mais difíceis de conseguir e eles possuem habilidades passivas, sendo uma habilidade boa e a outra que pode te prejudicar.

ss_cc854fe95c44a565409a6b78affc0cf1fe7e954c

E não só habilidade e roupas que vão ajudar em sua jornada, mas os itens fabricáveis com materiais que podem ser encontrados pelo mapa também serão muito uteis, é possível criar adagas atiráveis, itens de alquimia e até mesmo poções de cura.

Um dos poucos pecados do jogo, mas que é bem significativo, são as animações que são terríveis, até mesmo as animações das cutscenes são mal feitas, isso você pode perceber na introdução do jogo. Isso junto com os incontáveis bugs, e até mesmo a física do corpo dos NPCs acabam estragando o seu jogo.

Comentários