Game Office Network - Gonbrasil
Análises Steam

Jogamos: Expeditions – Vikings

Expeditions: Vikings é um RPG de estratégia isométrico e bem atmosférico que segue com algumas semelhanças à jogos como Torment e Pillars of Eternity, com um combate por turnos que funciona com sistemas originais e clássicos de jogos do mesmo estilo. O jogo foi lançado pela Logic Artists para Steam no dia 27/04.

Expeditions: Viking é um jogo que vai agradar todos os fãs de RPG’s isométricos e que também gostam da temática nórdica dos vikings. Ele tem tudo o que você pode esperar de um RPG deste nível: toneladas de textos, escolhas que mudam o rumo da história e vários membros de grupos para você encontrar e recrutar pelo caminho, com habilidades e especialidades diferentes.

Se você não está acostumado em ler bastante texto para compreender a história do jogo ou até mesmo interagir com ela da forma que quer, talvez você deva passar longe de Expeditions: Vikings, ou de qualquer outro jogo no mesmo estilo. Você está constantemente recebendo dicas, fazendo escolhas e entendendo como as casas de cada grupo nórdico é através dos textos e não prestar a atenção pode estragar o seu gameplay momentaneamente, te colocando para fazer coisas que não quer ou batalhar com pessoas muito fortes sem ser necessário. Apesar de ser algo comum em jogos como esses, descrever o que os personagens que você conversa estão fazendo -algo que a série Shadowrun faz constantemente para se assimilar a um RPG de mesa- a falta de dublagem, mesmo que fosse mínima, faz falta.

O combate de Expeditions: Vikings talvez seja um dos melhores elementos do jogo. Ele não é tão inovador, mas, em uma mistura de sistema de combate de vários jogos deixa ele bem original, não complicado e desafiador: os combates são feitos em turnos, onde você pode se mover por quadros para chegar próximo do alvo, fugir, atacar, tomar proteção ou usar alguma habilidade do seu personagem. Não existe tanta complexidade a mais do que isso, mas você precisa saber como atacar certos inimigos que as vezes empunham escudos ou lanças grandes. O sistema de ataque de oportunidade (que faz você ser atacado por tentar correr na frente de um inimigo) funciona muito bem neste jogo e deveria ser implementado mais vezes em vários jogos de batalhas por turnos.

Os seu grupo é recrutado através do jogo e através de diálogos e decisões que você toma. Infelizmente não notei nenhuma grande mudanças ou interferência de suas decisões no jogo a longo prazo, tudo parece algo bem do momento, mas o jogo continua seguindo o mesmo caminho. Talvez na frente, depois de dezenas de horas de jogo, as coisas ficam mais influentes dependendo de suas escolhas.

Expeditions: Vikings é um ótimo jogo para quem gosta da temática viking e RPG isométricos bem ambientados e de escolhas, com recrutamento e muita estratégia junto de muito, muito texto. Infelizmente, já existem jogos melhores no mesmo estilo no mercado, e se não for pela temática viking, Expeditions não trará nada novo e grandioso para o mercado e se torna um jogo mais de nicho do que seu estilo já é.

The Review

80% Não coloque um nome zoado para o seu pai

PROS:

  • Atmosférico
  • Boas estratégias fazem do combate uma boa experiência
  • Sistema de seguidores bem legal
  • As artes do jogo são muito bem feitas

CONS:

  • Não é realmente inovador
50%
Rian ''BlackDog''Duarte

Estudante de física, jogador casual e escritor com dislexia.

Comentários